Projeto Poemas em Arvores
POESIA EM ÁRVORES EM TIJUCAS/SC
A Oficial Academia Tijuquense de
Letras, a Academia Estudantil de Letras e a Casa do Escritor de Tijucas
promoveram POESIA EM ÁRVORES.
A ação em prol da divulgação da
leitura e da poesia foi realizada no pátio da Escola Municipal de Nova
Descoberta, Colégio Don Bosco, no Centro da cidade e em árvores que ornamentam
os jardins da Delegacia Civil e a Velha figueira em frente à Igreja, além do
bairro da Praça.
O movimento teve a participação
de vários poetas e escritores de Tijucas e do Brasil.
Observou-se interesse das pessoas
que passavam que paravam para ler cada poesia presa nas árvores.
Segundo o Tonni Lima (presidente
da OATL), Isadora Valcanaia (presidente da Academia Estudantil) e a secretária Caroline,
o movimento Poesia em Árvores acontecerá em Tijucas a cada dois meses.
Seminário Novas Letras
A literatura baiana para o público leitor baiano. Este é principal objetivo do projeto “Seminários Novas Letras”, idealizado pelo Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL) da Fundação Pedro Calmon/Secult, em parceria com a Academia de Letras das Bahia.
O Novas Letras promove uma série de debates literários sobre o processo de construção literária, abordando temas como tecnologia e novas mídias, literatura feminina e clássicos da literatura baiana, como Jorge Amado.
A proposta é promover um debate sobre o processo de construção literária e compartilhar as diferentes experiências vivenciadas por estas autoras, além de interagir com o público leitor. Os Seminários Novas Letras consistem numa série de encontros mensais com os escritores baianos da atualidade, que, através de mesas-redondas, palestras e conferências abertas ao público.
Ação Poética nas Comunidades
Alagados sob o encanto da poesia
Projeto de intervenção artística e social promove oficinas e evento poético
Levando a poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, a comunidades populares, o Ação Poética nas Comunidades chega à região de Alagados, em Salvador, entre os dias 11 e 15 de setembro. Iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), através da Diretoria de Espaços Culturais e o Espaço Cultural Alagados, o projeto, em seus primeiros quatro dias (11 a 14 de setembro, terça a sexta), vai promover oficinas artísticas gratuitas para crianças, jovens e adultos, culminando, na última data (15 de setembro, sábado, a partir das 15 horas), numa grande ação de intervenção artística e social aberta ao público.
Junto aos moradores e amigos da comunidade de Alagados, 10 artistas/coletivos, atuantes nas áreas literárias, poéticas ou na interação delas com outras linguagens artísticas, participam desta 2ª edição do projeto. Eles vão mostrar, através de seus trabalhos, possibilidades do uso da palavra em diversas expressões das artes, explorando a interdisciplinaridade da poesia e as suas inúmeras potencialidades. Assim, a palavra poética extrapola os espaços canônicos e invade o ambiente urbano, deixando-o mais colorido, mais leve e mais humano.
Todos os profissionais que vão fazer parte do Ação Poética em Alagados foram selecionados através de Chamada Pública realizada pela FUNCEB, que atraiu 132 inscritos. Conforme as vagas disponibilizadas, três artistas/coletivos foram selecionados para promover oficinas, além de para participar da intervenção final: Ramon Coutinho, com apoio do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL); Laura Castro, Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro; e Douglas de Almeida. Eles vão trabalhar interlocuções da poesia com o audiovisual, as artes visuais e o teatro, em cursos com carga horária de 12 horas.
Os resultados das oficinas serão apresentados na ação poética do dia 15 de setembro, reunindo, além dos alunos e professores, os sete outros artistas/coletivos: Grupo Concertos Artes Integradas (Cristina Dantas, Alexandre Bloisi e Jailton Paim); Grupo Importuno Poético (Lutigarde Oliveira, Cléa Barbosa e Jocelia Fonseca); Karina Rabinovitz; Marcos Peralta e Coletivo Poesia Além das Sete Praças; Pardal do Jaguaripe; Sandro Sussuarana (Sarau da Onça); e Thais Alves (Projeto Leituras Musicadas).
O Ação Poética nas Comunidades estreou em 25 de março passado, na comunidade do Solar do Unhão, na Avenida Contorno, em edição-piloto. A sua proposta é de contribuir para amenizar carências socioculturais, intervindo em locais que apresentem tensão social, problemas de violência e escassez de bens culturais, proporcionando um tempo e um espaço para a reflexão.
As oficinas do Ação Poética em Alagados
Na turma de A Poética dos Olhares Periféricos, com 20 vagas para jovens e adultos, a relação entre poesia e audiovisual será trabalhada em aulas teóricas e atividades práticas, para produção de vídeos documentais que revelem as narrativas poéticas existentes na periferia de Salvador. As aulas, ministradas por Ramon Coutinho com apoio do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL), acontecerão das 14 às 17 horas.
Em Grafias Expandidas: Intervenções Poéticas com Serigrafia e Estêncil, com os facilitadores Laura Castro, Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro, literatura e artes visuais se encontram. São 25 vagas para jovens e adultos interessados na experimentação do elemento visual da palavra para uso das técnicas de serigrafia e de estêncil a fim de criar objetos literários, desde o livro até intervenções poéticas. As aulas são também das 14 às 17 horas.
Já a criançada participa da oficina Poesia Cidadã, voltada para 20 meninos e meninas dos 8 aos 12 anos, com aulas das 9 às 12 horas. O ministrante Douglas de Almeida propõe unir poesia e teatro através da leitura e discussão de cordéis e poemas de escritores como Castro Alves, Cecília Meireles, Sérgio Vaz e Damário Dacruz, com jogos, dinâmicas e exercícios para criação de uma performance poético-teatral.
Onde: Espaço Cultural Alagados e região
Oficinas: 11 a 14 de setembro (terça a sexta)
Ação Poética: 15 de setembro (sábado), 15h
Quanto: Grátis
Informações:
Coordenação de Literatura da FUNCEB
71 3324-8507
acao.poetica@funceb.ba.gov.br
www.fundacaocultural.ba.gov.br
Realização: FUNCEB/ SecultBA
Apoio: Espaço Cultural Alagados/ DEC/ Sudecult
Oficinas
A Poética dos Olhares Periféricos
Ministrante: Ramon Coutinho, com apoio do Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL)
Público-alvo: Jovens e adultos (20 vagas)
Horário das aulas: 14h às 17h
Grafias Expandidas: Intervenções Poéticas com Serigrafia e Estêncil
Ministrantes: Laura Castro, Flávio Oliveira e Tiago Ribeiro
Público-alvo: Jovens e adultos (25 vagas)
Horário das aulas: 14h às 17h
Oficina Poesia Cidadã
Ministrante: Douglas de Almeida
Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos (20 vagas)
Horário das aulas: 9h às 12h
http://www.cultura.ba.gov.br/2012/09/04/acao-poetica-nas-comunidades-ocupa-alagados-sob-o-encanto-da-poesia/
Atividades literárias movimentarão bibliotecas e Campo Grande neste fim de semana
A programação literária neste fim de semana está cheia de atividades na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no Largo do Campo Grande e na Biblioteca Pública Thales de Azevedo. Oficinas, teatro e feira de livros compõem a grade de atrações para o público.
CDs usados, tintas e tesoura são as ferramentas que os aprendizes irão utilizar na oficina de mandalas. A atividade cultural acontecerá amanhã (30), às 10h e 15h, na Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul). A oficina é direcionada para jovens e adultos e tem como proposta utilizar materiais recicláveis para transformar em objetos criativos.
Em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado, será realizado nesta sexta-feira (31), às 10h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, a oficina de arte literária para crianças. A atividade consistirá na contação do livro do escritor A bola e o goleiro, após isso, as crianças desenharão os personagens da história narrada.
A peça infantil baseada na obra do escritor Jorge Amado A Bola Apaixonada, encerra sua temporada neste domingo (2), às 15h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré). O enredo da peça narra a história da bola Fura-Redes, a mais disputada por todos os grandes jogadores, e o goleiro Bilô-Bilô, considerado o pior dos goleiros. Após o encontro dos dois, algo inusitado acontece. A bola se apaixona por seu principal inimigo. Baseado no livro A bola e o goleiro de Jorge Amado.
Instalada sempre no 1° domingo de cada mês e com livros a preços acessíveis acontecerá neste dia (02), das 9h às 17h, a Feira Mensal de Livros, no Largo do Campo Grande. Na ocasião, haverá o lançamento de três publicações, sendo elas, Carta ao Presidente – Brasileiros em busca da cidadania, publicação escrita por 45 autores, Um Marinheiro do Brasil na 2ª Guerra Mundial – Verdades Que a História Ainda Omite, do escritor feirense Antonio Moreira Ferreira, conhecido como Antônio de Lajedinho, e o livro Urbanos, Humanos, Estranhos…, uma obra de contos e livres comentários, da escritora, atriz e produtora artística Maria Prado de Oliveira.
MAIS INFORMAÇÕES:
Oficina de mandalas na ThalesSERVIÇO
Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul)
Quando: Quinta-feira, dia 30 de agosto às 10h e às 15h.
Grátis
Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul)
Quando: Quinta-feira, dia 30 de agosto às 10h e às 15h.
Grátis
Arte literária na Monteiro LobatoSERVIÇO
Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré).
Quando: Dia 31 de agosto (Sexta-feira), às 10h.
Grátis
Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré).
Quando: Dia 31 de agosto (Sexta-feira), às 10h.
Grátis
Oficina de mandalas na ThalesSERVIÇO
Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul)
Quando: Dia 30 de agosto (Quinta-feira) às 10h e às 15h.
Grátis
Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul)
Quando: Dia 30 de agosto (Quinta-feira) às 10h e às 15h.
Grátis
A Bola Apaixonada encerra temporada na Monteiro LobatoO quê – Espetáculo teatral A Bola Apaixonada,
Quando - Dia 02 de setembro, (Domingo), 15h.
Onde – Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré)
Grátis
Quando - Dia 02 de setembro, (Domingo), 15h.
Onde – Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré)
Grátis
Programação de Feira contará com lançamentosO quê – Feira Mensal de Livros –
Quando – Dia 02 de setembro (Domingo), das 9h às 17h,
Onde. Largo do Campo Grande
Grátis
LANÇAMENTO DE CARTA AO PRESIDENTE
E NAS ASAS DA GAIVOTA
5ª Feira do Livro - Feira de Santana
CARTA AO PRESIDENTE E NAS ASAS DA GAIVOTA |
CARLOS SOUZA - IDEALIZADOR DE CARTA AO PRESIDENTE |
GAIVOTA DECLAMANDO E CONVIDANDO OS PASSAGEIROS PARA A FEIRA DO LIVRO |
LANÇAMENTO NAS ASAS DA GAIVOTA |
SIMONE PORTUGAL ATRIZ NAS ASAS DA GAIVOTA |
LÍLIA RAMOS E SUA FILHA NAS ASAS DA GAIVOTA |
MARRY SANTOS E O SEU NOIVO NAS ASAS DA GAIVOTA |
LENA FILHA VISITANDO UBE NAS ASAS DA GAIVOTA |
ADRIANA SILVA NAS ASAS DA GAIVOTA |
UILMA BOAVENTURA NAS ASAS DA GAIVOTA |
CARLOS SOUZA - PRES. DA UBE E ORGANIZADOR DE CARTA AO PRESIDENTE NAS ASAS DA GAIVOTA |
FUTURO ESCRITOR JOÃO GABRIEL |
5º FEIRA DO LIVRO
Festival Literário e Cultural
Feira de Santana/Ba
Cidade de Feira de Santana sediará no período de 14 a 19 de agosto de 2012 (de terça a domingo), a “5º Feira do Livro – Festival Literário e Cultural”, evento que tem o objetivo de despertar a comunidade feirense para incentivo, promoção e ampliação das possibilidades de acesso à leitura, espera receber um público de aproximadamente 40 mil pessoas.
Na edição deste ano o evento terá além da exposição e venda de livros, uma vasta programação que inclui lançamento de livros, círculo de leitura, contação de histórias, recitais, palestras, oficinas, teatro, música, exibição de filmes e realizações paralelas de encontros de escritores, literatura de cordel e música instrumental, entre outros. A estrutura constará ainda de uma praça de eventos onde ocorrerão os lançamentos de livros, CDs e atividades culturais, um palco externo para shows, além de um auditório para atividades de formação de leitor.
Histórico – A Feira do Livro de Feira de Santana nasceu do desejo de educadores em despertar os dirigentes de instâncias públicas, privadas e filantrópicas para a importância de implementar políticas públicas do livro e da leitura na sociedade e, assim, possibilitar o acesso democrático. O evento tem o objetivo de promover e incentivar a leitura, em especial, junto aos estudantes.
Serviço
O que: 5º Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana
Onde: Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum) em Feira de Santana-Bahia
Quando: De 14 a 19 de agosto de 2012.
Realização: A Universidade Estadual de Feira de Santana, Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Educação, DIREC 02, SESI, SESC e SEST/SENAT, FPC, etc.
UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES/NÚCLEO BAHIA
A União Brasileira de Escritores/Núcleo Bahia (UBE-BA) e seus coordenadores Carlos Sousa e Roberto Leal estão de parabéns pela qualidade dos eventos que vem realizando em Salvador. Ainda nos primeiros meses de atividades realizaram um excelente encontro chamado Rumos e Perspectivas da Literatura Baiana na Livraria Cultura e outros encontros menores na Biblioteca Pública Thalles de Azevedo com autores que tem se destacado no cenário baiano.
Além dos eventos, o Núcleo Baiano reuniu e distribuiu na semana do Natal, mais de trezentos livros numa ação de incentivo a leitura intitulada “Presente para Viagem” em três locais estratégicos, Aeroporto, Rodoviária e terminal Marítimo de são Joaquim. A ação foi realizada em parceira com o projeto Fala Escritor que também tem realizado eventos importantes em prol da literatura na Bahia e contou com a presença de Tasso Revelat do Instituto Amantes do Conhecimento.
Nesta primeira semana de 2012, já podemos perceber que a UBE-BA está trabalhando para fazer da Bahia um celeiro de novos escritores e de bons eventos literários, no dia 06 de janeiro, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, foi realizado o encontro ‘Biografias e Perfis: o personagem em destaque’, cujos convidados da UBE-BA foram: Biagio Talento, Cássio Cavalcante, Cristina Ramos e Rogéria Gomes.
Os autores falaram sobre os personagens que foram frutos de suas produções literárias e também comentaram sobre as dificuldades encontradas para se publicar um livro no Brasil, como a falta de incentivo por parte do poder público, problemas na distribuição dos livros, ausência de interesse de alguns meios de comunicação para divulgar eventos literários e interagiram com o público respondendo a perguntas.
Já no dia 07 de janeiro, a UBE-Ba promoveu na Biblioteca Pública Thalles de Azevedo, o evento chamado Papo de Escritor, que foi mediado pelo escritor e jornalista Roberto Leal e teve como convidados o escritor e poeta Pinho Sannasc e a autora do livro Canto da “Minha Alma” Helena Pires. Viva a UBE-BA.
Leandro de Assis
Escritor, poeta e idealizador do Projeto Fala Escritor
Está e outras postagens:
Revista Semanal Jovem
Mais uma escritora da Academia de Letras de Tijucas premiada
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar:
Postagens (Atom)