OATL - Oficial Academia Tijuquense de Letras - Cidade de Tijucas - Santa Catarina - Brasil - Presidente: Escritor Tonni Lima.


Você está na pagina de Membro Correspondente da OATL - Cidade de Salvador - Bahia - Brasil - Escritora Jornalista Lucymar Soares.


Nosso principal objetivo é o intercambio Cultural Literário entre os estados do Brasil e Internacional, Levando a língua Portuguesa de forma desmistificada na pluralidade de seu conteúdo cultural em intercambio com demais instituições literária e publico de forma geral


Apresentaremos aqui informações sobre diversos seguimentos culturais literários em nosso estado, bem como noticias e acontecimentos de mesmo teor dentro do estado da Bahia. Você também pode participar nos enviando sugestões, tirando duvidas e afins. e-mail para mce.lucymar.oatl@gmail.com







Livros gratuitos no Natal
 
 
Nesta sexta-feira, faltando apenas dois dias para o Natal, a União Brasileira de Escritores (UBE) – núcleo Bahia e o projeto Fala Escritor, promovem campanha de incentivo à leitura, intitulada “Presente para Viagem”, através de doação de livros gratuitamente, que serão distribuídos em três pontos estratégicos de Salvador: Aeroporto, Rodoviária e Terminal Marítimo de São Joaquim. “O objetivo de escolher estes locais, visa aproveitar o momento em que as pessoas estarão com um tempo ocioso enquanto viajam, e lhe oferecer a oportunidade de ter um contato pessoal com o livro e a leitura”, afirma o jornalista Carlos Souza, coordenador da UBE e mentor da ideia.
A princípio serão distribuídos cerca de 300 livros, de diversos gêneros literários – contos, crônicas, poesia, romance, infantil... Sendo na sua maioria de autores baianos, entre eles estão: Homem Nu Vestido de Afeto, de Deomídio Macêdo; A Centaura e a Esfinge, de Jorge Carrano; Revolução Pessoal, de Carlos Souza, entre outros. Os livros para a campanha foram doados pelos próprios escritores da UBE e do Fala Escritor.
 
 
Saiba mais:

CONVITE (FALA, BAHIA)

CONVITE

A Federação das Academias de Letras e Artes da Bahia (FALA, BAHIA), a Academia de Cultura da Bahia, a Faculdade 2 de Julho, a Faculdade Hélio Rocha, o Instituto Geraldo Leite e a Academia Maçônica de Letras da Bahia, convidam à solenidade de posse

A Federação das Academias de Letras e Artes da Bahia (FALA, BAHIA), a Academia de Cultura da Bahia, a Faculdade 2 de Julho, a Faculdade Hélio Rocha, o Instituto Geraldo Leite e a Academia Maçônica de Letras da Bahia, convidam à solenidade de posse que ocorrerá dia 16/12/2011 (sexta-feira) a partir das 16:00 hs na Capela do Colégio 2 de Julho – R. Leovigildo Filgueiras 81 (Garcia), estacionamento gratuito e com segurança, entrando na esquina em frente ao Colégio Antônio Vieira (R. Cônego Pereira Marinho) e procurar o portão azul que dá entrada ao pátio da F2J. 

Eleitos à ACB: Ana Francisca da Silva Rocha, Bárbara Santana Santos, Beatriz R. de Oliveira Rocha, Beth Athayde, Egnaldo Paixão, Ivan Guanaes de Oliveira, Eurides Borges Silveira, Joel Meireles, Lidivaldo Reaiche R. Brito, Nildes Trigueiros Rodrigues, Sérgio Miranda, Vera Lúcia Passos Souza,

Eleitos à Academia Internacional de Letras, Ciencias y Artes, sediada em Buenos Aires – Argentina: Ana Francisca da Silva Rocha, Beatriz R. de Oliveira Rocha, José Lourenço da Silva Filho, Varenka de Fátima Araújo Garrido. 

Eleitos à Academia da Itália: Anestô Alves dos Santos, Sandra Luzia Stábile Queiroz.

Homenageados: Marcos Medeiros, Lidivaldo Reaiche R. Brito (Procurador do Estado), Marta Cristiane Oliveira da Silva, Juiz de Direito Ruy Britto (Capital), Juiz de Direito Emílio Salomão Pinto Resedá, Prefeita Fátima Nunes (E. da Cunha), Prefeita Cecília Petrina de Carvalho (Itiúba), Prefeito José das Virgens (Irecê), Deputado Federal José Nunes Soares, Senador Walter Pinheiro (já é membro da ACB e será homenageado), José Antônio Oliveira de Santana (Pres. CDL de E. da Cunha).   

Destaques Poetisas 2011: Mª Arlinda Moscoso (livro Enigma das Pontes), Eliane Quadros (livro Poemas para Refletir e Ser), Ivone Alves Sol (livro SOLvendo Sentidos).

Destaques Escritor e Escritora 2011: Arestides Alves dos Santos (livro Autobiografia de um Centenário), Giuliana do Prado Iaropoli (livro Me Ajuda, Arraial).

Orador Oficial: Josué da Silva Mello (saudação e despedida a todos referendando o ano 2011 quando recebeu o título honorífico de Cidadão Baiano outorgado pela Assembleia Legislativa)

Destaque Parlamentar: Deputado Zé Neto – líder do Governo Jaques Wagner.

Na ocasião, será lançado o livro Poemas para Refletir e Ser de autoria da Psicóloga e Professora Universitária Eliane de Quadros e divulgado o resultado do Concurso de Vídeo (DVD) Geraldo Leite, idealizador e primeiro reitor da UEFS e serão concedidos diplomas Honra ao Mérito aos educadores José Raimundo Azevedo (Secretário de Educação de FS) e a Lélia Oliveira (Diretora de Educação da Sect. Municipal de FS). Os maestros Alcides Lisboa e Egnaldo Paixão estarão regendo corais e a Filarmônica 4 de Janeiro de Itiúba, respectivamente.
  
Divulgação Projeto Alma Brasileira Destaques Escritor 2011: Lucas Yuri Bispo com “A ARANHA VAIDOSA” e Poeta Destaque 2011 ,Marcos Figueredo Silva (Marcos Peralta)

Benjamin Batista de Macedo Filho
Pres. da Academia de Cultura da Bahia
e da FALA, BAHIA

Josué Mello
Diretor do Colégio e da F2J

Hélio Rocha
Diretor da FHR
Geraldo Leite
Pres. do Instituto Geraldo Leite

Antônio Francisco Costa
Pres. Academia Maçônica de Letras da Bahia




TONNI LIMA LANÇA LIVRO INFANTIL
SESC lança livro infantil de autor tijuquense

Hoje o SESC Ler Tijucas estará lançando o Livro Infantil O Castelo Cor de Sol do Escritor tijuquense Tonni Lima. O Lançamento faz parte das Ações Culturais do SESC 
Tonni Lima que está em eu segundo livro infantil estará autografando para o público presente.
O evento acontece hoje dia 08 de dezembro de 2011 no SESC Tijucas as 14:30h.
Rua João P.Pacheco, 250. Bairro Praça - Tijucas SC
Phttp://casadoescritortijucassc.blogspot.com/ostado por Casa do Escritor de Tijucas SC às 05:58

Abertura da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia acontece no dia 30



Da Secult-Ba

Depois da aprovação da Lei Orgânica da Cultura no dia 22 de novembro, na Assembléia Legislativa, o setor cultural da Bahia se prepara para mais uma ação de extrema relevância: a realização da IV Conferência Estadual de Cultura. Com o tema “Planejar é Preciso”, a Conferência acontece de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, na cidade de Vitória da Conquista, e já começa com um desafio importante: ajudar a compor o Plano Estadual de Cultura, uma das principais metas estabelecidas pela nova Lei.







                                  II Encontro Estadual de Cultura da Bahia



Com o tema Cultura, identidade e libertação, o Coletivo Estadual de Cultura do PCdoB, coordenado pelo ex - deputado, Javier Alfaya, e a Fundação Maurício Grabois, realizam o II Encontro Estadual de Cultura da Bahia, dia 19 de novembro em Salvador. O evento ocorrerá na Faculdade de Medicina da UFBA, no Pelourinho, das 9h às 19h.

Será um evento constituído de debatedores das diversas instâncias da cultura baiana, dentre eles, o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubin, que discorrerá sobre a Pauta Política da Cultura, juntamente com a Deputada Federal, Alice Portugal, e outros representantes do Governo.
A relação “Arte, Cultura e Educação”, e a relação “Arte, Cultura, Mercado e Estado”, são outros temas que serão discutidos e refletidos no evento. No ensejo se abordará a indústria cultural, a mídia e a internet, o direito ao consumo de bens culturais de qualidade e o direito à criação.
Além das mesas de debates, o publico poderá contar com apresentações de música, teatro e poesia, e exposições de artes plásticas, e de livros.

O Projeto Alma Brasileira Terá uma mesa de exposição no local. Uma solicitação da Ivone Alves Sol e do Projeto Alma Brasileira, na Pessoa de sua coordenadora, Sandra Stabile.
Autores que participam da exposição e de autógrafo - Lucas Yuri, Carlos Pronzato, Ivone Alves Sol, Sandra L. Stabile, Lucymar Soares ( Cymar Gaivota, Miriam de Sales
Na nossa programação será realizado autógrafo com o autor mirim Lucas Yuri ,autor do livro de história ( A ARANHA VAIDOSA) e IvoneAlves Sol (SOLVendo Sentidos).   
                                
Os escritores interessados em expor sua obra no espaço do Projeto, contatem-nos:
sol35dantas@hotmail.com ou (71) 91120623 begin_of_the_skype_highlighting            (71) 91120623      end_of_the_skype_highlighting / 32154576 (Sol);
almabrasileira1999@hotmail.com ou (71) 91783788 begin_of_the_skype_highlighting            (71) 91783788      end_of_the_skype_highlighting / 35783082







Acompanhe a programação completa pelo site:
http://www.culturaemdebate.com.br/



SOLvendo Sentidos presente na Bienal do Livro da Bahia

SOLvendo Sentidos é o primeiro livro individual da autora que já publicou em 5 Antologias organizadas pelo Projeto Alma Brasileira. Embora escreva desde sua adolescência, somente em 2008, Sol começou a prestar atenção no que escrevia, quando por incentivo de seu irmão, ingressou num site literário.

Hoje dispondo de mais de mil produções envolvendo poemas livres e métricos, a autora escolhe para seu livro o que considera sua essência poética: poemas que questionam o ser, que apontam a pluralidade do individuo e seus conflitos existenciais. “Ficção e realidade se confundem nos encontros e motins dos meus eus poéticos, que brincam com as palavras enquanto derramam seus sentimentos em versos...” (Sol). São textos envolventes, com boa sonoridade e estética poética.

Perguntada sobre a escolha do título, a autora diz que o livro traduz o que ela solve dos sentidos da vida e a sua maneira de ver sentido no que, da vida, ela absorve.

A primeira edição do SOLvendo Sentidos conta com o apoio cultural da Escola Letras e Números, situada na capital baiana. Uma iniciativa laudável e rara quando se trata de escritores iniciantes.

Sol recebeu um publico relevante em seu lançamento, no dia 14 de outubro, no auditório do SESC Nazaré. Foi uma festa bonita com direito a música e recital.








Fala Escritor na Bienal do Livro da Bahia



O projeto Fala Escritor promove nesta quarta-feira, dia 2 de novembro, e no domingo (6), às 16h, no Estande das Editoras Baianas, na 10° Bienal do Livro da Bahia, “Sarau Poético e Sessão de Autógrafos”, com os poetas que mensalmente se reúnem na Livraria Saraiva dos Shoppings de Salvador, para declamar poesias e falar de livros e leitura. Nesta edição especial de Bienal, o Fala Escritor também contará com a presença do escritor, poeta e ator, Delmídio Macedo, que fechará o evento com o personagem por ele interpretado: O velhinho Baltazar – 90 anos.

Há mais de dois anos abrindo espaço para poetas e escritores em geral, que desejam mostrar seus trabalhos, o projeto não poderia deixar de marcar presença no maior e mais importante evento literário da Bahia. “O Fala Escritor é uma das coisas mais interessantes que surgiu em Salvador, nos últimos tempos, para os poetas que não tinham um espaço definido para declamar suas poesias e fazer contato com outros artistas”, diz Carlos Souza, um dos integrantes do projeto.

Com o lema “Aqui você acontece!”, o Fala Escritor é ponto de encontro de poetas, cronistas, contistas, romancistas, cordelistas, músicos, contadores de causos e de histórias, além de outros artistas que gostam de divulgar suas obras e fazer intercâmbio cultural. Embora aconteça sempre dentro dos shoppings, seu objetivo é levar a poesia para as ruas, praças, escolas e outros espaços da cidade e, está na Bienal faz parte da realização dessa meta.

O projeto nasceu em agosto de 2009, através da iniciativa do historiador e poeta Leandro de Assis, em parceria com outros artistas da palavra. Atualmente, a equipe de organizadores é composta por Leandro de Assis, Valdeck Almeida de Jesus, Renata Rimet, Fau Ferreira, Carlos Souza, Pinho Sannasc e Cymar Gaivota. E tem entre seus participantes, uma média de 70 pessoas, que em todas as edições prestigiam o projeto com as suas brilhantes presenças.

Além dos organizadores, para o Sarau na Bienal estão confirmados os seguintes poetas: Jorge Carrano, Josué Ramiro Ramalho, Luiz Menezes de Miranda, Vera Passos, Naggai Monteiro, Rosana Paulo, Tina Tude, Carla Elísio, Rebeca Santana, Simeão Campos, entre outros.



Serviço:

O que: Fala Escritor na 10° Bienal do Livro da Bahia

Onde: 10° Bienal do Livro da Bahia, Centro de Convenções, Salvador – Ba.

Quando: Dia 02 de novembro (quarta-feira ) e dia 06 (domingo), às 16h.

Entrada: Valor da Bienal

Informações:

(71) 8831-2888 / 8805-4708 / 8122-7231

www.falaescritor.blogspot.com



                                     Bienal do Livro da Bahia 2011

                      
A Bienal do Livro Bahia chega a 10ª edição prometendo encantar o público que visitar o Centro de Convenções da Bahia entre os dias 28 de outubro a 06 de novembro deste ano. Organizado pela Fagga
GL events, o evento terá uma programação cultural rica e diversificada, promovendo a educação e a cultura, incentivando o hábito da leitura e ações de responsabilidade social.

Além de reunir editoras de todo o país, a Bienal do Livro Bahia possui na programação: Café Literário onde acontecem bate-papos com autores; atividades infantis; Praça de Cordel e Poesia para valorização e resgate do folclore brasileiro; Sessões de Autógrafos; lançamentos de livros e visitação orientada para escolas. Mas os visitantes podem esperar por muitas outras novidades. A cada edição a Bienal apresenta atrações inovadoras, com momentos inesquecíveis de entretenimento para os apaixonados pela literatura.

EVENTOS PARALELOS

- CAFÉ LITERÁRIO
Ponto de encontro entre público, autores e personalidades do meio cultural. Neste espaço acontecem bate-papos sobre os mais variados temas: humor, consumo, livros de cabeceira, processo criativo, etc. Além de escritores e personalidades de sucesso no cenário nacional, autores de todo o Nordeste têm participação especial na programação.

- PRAÇA DE CORDEL E POESIA
Espaço para valorização do folclore brasileiro, a Praça de Cordel e Poesia une estes dois formatos de produção literária em um mesmo palco. O Cordel é representado por diversas manifestações artísticas: poesia improvisada de suas cantorias, oficinas e exposições de composições literárias - folhetos de cordel. Já a poesia mostra de forma lúdica o sentimento humano, através da leitura e da interpretação de poesias, reunindo poetas de todo o estado e apreciadores desta arte.

- ATIVIDADE INFANTIL
Lugar da criançada na Bienal do Livro Bahia. Com o objetivo de aproximar o público infantil do universo dos livros, a área das atividades infantis desperta o gosto pela leitura, o poder da imaginação e da criatividade. Com cenografia lúdica, conta com uma programação cultural variada, elaborada especialmente para explorar a literatura infantil por meio de atividades como oficinas, contadores de histórias, teatro, música, fantoches, entre outras.

- VISITAÇÃO ESCOLARA Visitação Escolar é um dos programas mais importantes e especiais da Bienal. Durante cinco dias são disponibilizados horários específicos para as visitas de alunos de escolas públicas e privadas. Monitores orientam os estudantes com sugestões para aproveitar o tempo da visita à Bienal do Livro Bahia, dicas para localizar livros e autores preferidos, a programação do dia, os serviços, etc. Estudantes da capital e do interior da Bahia, além de outros estados - como Sergipe e Pernambuco – já fizeram parte deste programa.

 

SERVIÇO:
10ª BIENAL DO LIVRO DA BAHIA
Data: 28 de outubro a 06 de novembro de 2011
Local: Centro de Convenções da Bahia - Av. Simon Bolivar S/N - Salvador - Bahia
Apoio: Câmara Bahiana do Livro e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros.







Impressiona quando nossos escritores de Tijucas e região não recebem devido merecimento por seus trabalhos literários, mas são conhecidos lá fora no grande eixo cultural do norte e centro oeste do país.

- Em 2010 Tonni Lima prefaciou o livro da escritora Cathiaho Alcântara do E. Santo e em março deste ano o Escritor tbm foi convidado a escrever o prefácio de um livro da escritora do mato Grosso Nilcéia Flausino, convites raros, disputadíssimos e, que vem mostrar o talento do nosso escritor Tonni que tem duas obras no exterior, é o escritor a escrever o primeiro livro infantil em Tijucas e contribuições em muitos outros livros de autores catarinenses. Lembrando ainda que Tonni Lima, já em 2006 publicou seu primeiro poema no livro O jardim de Judite, a convite da saudosa Escritora Ruth Laus

- E para orgulho da Casa do escritor de Tijucas, hoje tomamos conhecimento que o Escritor foi contemplado para escrever a orelha de um livro de poemas da poetisa Cymar Soares, de Salvador Bahia, que deverá estar nas bancas já em dezembro. Com essa homenagem ao Escritor Tonni lima queremos parabenizar a todos os poetas pelo seu dia comemorado em 20 de Outubro

Obrigada Portal Vitrinne que trata com tanto respeito aos nossos artistas

Debora Patricia Linhares - Diretora da Casa

TONNI LIMA


O PRESIDENTE DA OFICIAL ACADEMIA DE  LETRAS DA OATL LANÇA LIVRO EM SÃO BENTO DO SUL


O escritor Tonni Lima lança livro infantil  com o título “O castelo cor de Sol”, em São Bento do Sul neste sábado, 08 de Outubro.

O evento literário promovido pelo Legislativo Municipal de São Bento do Sul será realizado pelo organizador, filósofo e escritor Fídias Teles. Na ocasião Tonni Lima e também o escritor e amigo Willian Brenuvida, de Governador Celso Ramos serão homenageados.
Em Tijucas o livro pode ser comprado na livraria Bookstore.
http://vittrinne.com.br/noticias/

Tonni Lima é homenageado em Encontro de Escritores

Escritor Tijuquense Tonni Lima é homenageado em Encontro de Escritores




O escritor, poeta, professor e presidente da OATL – Academia Tijuquense de Letras Tonni Lima, foi homenageado no Primeiro Encontro de Escritores de Santa Catarina no dia 06 de agosto na Academia de Letras da cidade de Novo Trento. Tonni Lima ressaltou a importância do evento para os Escritores.

Esteve presente no evento mais de 150 escritores não só de Santa Catarina, mas também de São Paulo.

Na ocasião todos os Escritores foram contemplados com Medalha de Mérito literário oferecido pela Academia de Letras de Nova Trento.

Entre os homenageados, mais seis escritores da Academia de Letras de tijucas receberam a medalha: William B. Wolinger, Dorothy Steil, Waldir Gomes, Darci Maurici, Debora P. Linhares, Francisca Fonseca.

 
Fontes: http://vittrinne.com.br/noticias

http://casadoescritortijucassc.blogspot.com



FALA ESCRITOR

FALA ESCRITOR COM SANGUE NOVO E LITERATURA EM BRAILLE


Em setembro o Fala Escritor recebe Jerusa Maria Ferreira de Souza para falar de literatura em braile. De acordo com o site Bahia em Foco “Jerusa nasceu no município de Amélia Rodrigues (BA). Aos oito anos de idade, ingressou no Instituto de Cegos da Bahia, onde cursou o primário. A escritora participou de congressos, seminários e encontros, além de proferir palestras em colégios e empresas sobre sua vivência com necessidade especial e desafios enfrentados ao longo de sua trajetória”.


LANÇAMENTO


O livro “Sangue Novo: 21 poetas baianos do século XXI”, organizado por José Inácio Vieira de Melo é uma coletânea com textos de 21 poetas nascidos a partir de 1980, baianos ou radicados na Bahia. A apresentação dos poetas e do livro será feita pelo poeta Luís Antonio Cajazeira Ramos, seguida de recital com alguns dos autores, bem como uma performance de Gibran.

Dos autores da obra dez residem em Salvador: Alexandre Coutinho, André Guerra, Bernardo Almeida, Fabrício de Queiroz Venâncio, Gabriela Lopes, Gibran Sousa, Priscila Fernandes, Saulo Moreira, Vânia Melo e Vanny Andrade. Caio Rudá Oliveira, Georgio Rios e Ricardo Thadeu são de Riachão do Jacuípe. Clarissa Macedo e Lidiane Nunes residem em Feira de Santana. Edson Oliveira e Érica Azevedo moram em Santo Estevão. Gildeone dos Santos Oliveira é de Retirolândia. Janara Soares é de Barreiras. Vitor Nascimento Sá é de Maracás. Daniel Farias reside na cidade de São Paulo.

MÚSICA


A participação musical fica por conta de Jandiara Barreto e Rodrigo Ribeiro, músicos e poetas. Gibran Sousa, um dos 21 poetas, também recita e canta. Nesta edição do FALA, ele vai dar uma canja pra lá de animada para a galera que curte música de ótima qualidade, fugindo do lugar e do senso comuns.



PROJETO


O Fala Escritor começou através da iniciativa do escritor e historiador Leandro de Assis. A ele se juntaram vários outros poetas e atualmente a equipe é composta por Leandro de Assis Valdeck Almeida de Jesus, Renata Rimet, Fau Ferreira, Carlos Souza, Pinho Sannasc, e Cymar Gaivota. 

Desde o início o Fala Escritor é sucesso, devido à grande demanda por espaços onde os escritores possam expressar o que pensam, fazer intercâmbio de informações, declamar ou simplesmente ler seus escritos. 

Outro fator importante para o crescimento do projeto é a união da equipe em prol da literatura. A credibilidade do trabalho se fortalece com a parceria com a Livraria Saraiva, que cede o espaço gratuitamente. Numa comunhão de esforços dos poetas, escritores, jornalistas, administradores, historiadores e filósofos, ganha a poesia.


Serviço:
O que: Fala Escritor – Sangue Novo e Literatura Braile
Onde: Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi.
Quando: Dia 10 de setembro (sábado) a partir das 18h.
Entrada: Grátis
Informações: (71) 8831-2888 / 8805-4708 / 8122-7231 

OATL Empossa Nova Diretoria e Novos Membros Imortais



A Oficial Academia Tijuquense de Letras empossou nesse dia 18 de Junho de 2011 nas dependências do legislativo Municipal, a nova diretoria para os anos de 2012, antecipando para o segundo semestre de 2011, até 2016. Na ocasião muitos amigos, simpatizantes e autoridades se fizeram presentes ao cerimonial que iniciou com hino de Tijucas e o pedido de um minuto de silêncio em memória as escritoras também imortais da Academia Sras. Clélia C. Bayer e Emerentina Tinóca da Silva.

Foram empossados 10 novos Escritores de representatividade literária e expressiva intelectualidade: Professor Nacir Abdala – Historiador Manoel dos Anjos – Coronel do Exercito Paulo Bornhofen – Filosofo Fídias Teles – Jornalista Waldir Gomes – Advogado e Jornalista Willian W. Brenuvida – André Caetano – Advogada Dorothy Steil – Professoras Darci de B. Mauri e Marileide Skovronski – Membros correspondentes: Bruno Gaudêncio Paraíba – Francisca da Fonseca São Paulo – Nilcéia Frausino Mato grosso – Lucimar Soares Bahia e Cátia Alcântara E. Santo. Todos, escritores consagrados.

Após investiduras e diplomação os Imortais assinaram ATA de Posse e fizeram seus discursos, exaltando seus respectivos patronos e patronesses. Em seguida, proferiram discurso o vice Prefeito de Tijucas Sr. Luiz Rogério da Silva, Presidente do legislativo Municipal Sra. Elizabete Mianes da Silva e o Presidente reeleito da OATL Tonni Lima.

O cerimonial foi conduzido pela Jornalista e Radialista Juliana Peixoto e o Imortal da OATL e Jornalista Claudio E. de Souza.

Finalizado o evento os convidados se dirigiram ao restaurante D’Gustare, onde tiveram jantar de confraternização.



OATL EM FESTA - POSSE DA NOVA DIRETORIA E DOS NOVOS MEMBROS



A Oficial Academia Tijuquense de Letras convida para a posse de Diretoria e novos Membros da OATL, dia 18 de Junho de 2011, as 19: h no Legislativo Municipal de Tijucas SC.

Serão empossados:

Doraly Steil
Darci de B. Maurici
Marileide Skouronski
Nacir Abdala
Manoel dos Anjos
Fídias Teles
André Caetano
Paulo Bornhofen
Willian W. Brenuvida
Waldir Gomes

Membros correspondentes:

Catia Alcântara: Espírito Santo
Lucymar Soares: Bahia
Francisca Fonseca: São Paulo
Nilcéia Faustino: Mato Grosso
Bruno Gaudêncio: Paraíba

OATL- A Oficial Academia Tijuquense de Letras foi criada em 13 de agosto de 2006, tendo como fundadores os escritores Tonni Lima, Claudio Eduardo Souza, Ademar Campos. Debora Patrícia Linhares e Juliana Vailat. Sendo seu primeiro Presidente Fundador Tonni Lima.

Nilcéia Faustino
Correspondente Mato Grosso



Professora graduada em Letras com especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva e Interpretação da Língua Brasileira de sinais. Autora do livro Síndrome de Down “o amor de uma mãe vencendo barreiras e quebrando paradigmas” relatos, experiências e pesquisa, regente do coral de Libras Língua Brasileira de Sinais. Trabalha com a educação Inclusiva á 8 anos.

Lucymar Soares (Cymar Gaivota)

Correspondente Bahia


Natural de Serra dos Aimorés-MG. Jornalista, Poeta, Membro da Academia de Cultura da Bahia, Idealizadora do Projeto A GAIVOTA E O MENINO AZUL ( Lucymar Soares, Nádia Silva, Samuel Dantas), Projeto Literário ASAS DE GAIVOTA ( em criação) integrante da Equipe do Projeto Literário Fala Escritor, participante do Projeto Literário Galinha Pulando ( Valdeck Almeida de Jesus), Projeto Literário Alma Brasileira ( Sandra Stabille). Voluntária em Conselho de Moradores de Bairro.

OATL EMPOSSA IMORTAIS



Deomídio Macêdo,Renata Rimet e Confraria Cappaz na Biblioteca Monteiro Lobato

  


Confraria Cappaz de Santa Catarina
realiza sarau em Salvador


O auditório da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, será palco no próximo dia 16 de junho (quinta-feira), às 16h, do primeiro encontro da Seccional Confraria Artistas e Poetas Pela Paz (CAPPAZ) – Salvador; que tem o objetivo de reunir confrades e confreiras baianos para comemorar 3 anos pela Cultura da PAZ.

Na ocasião, estará presente a Presidente fundadora da CAPPAZ, Joyce L. Krischke – Balneário Camboriú/SC, além de Esther Rogess, Presidente Seccional Recife/PE, 1ª Vice-Presidente Nacional; Eliene Dantas de Miranda Taveira, confreira colaboradora – São Paulo e Emerson Maciel – Sergipe.


 DUPLA DA CONFRARIA  CAPPAZ EM SALVADOR

Durante a programação, que contará com recital de poesia, o escritor Deomidio Macedo será empossado como Presidente da Seccional CAPPAZ Salvador / BA, em parceria com a escritora e poetisa Renata Rimet. “Foi com muita alegria e honra que recebo da confreira Joyce L. Krischke, Presidente Fundadora da CAPPAZ, a responsabilidade de assumir o cargo de Presidente da Seccional CAPPAZ Salvador”, diz Deomidio Macedo, que organiza o evento junto com Rimet e outros poetas de Salvador.

Macedo afirma também que se colocará à disposição da Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz – CAPPAZ, para desenvolver atividades atinentes ao Capitulo II dos Objetivos, Artigo 12 – na qual a CAPPAZ objetiva preparar-se, progressivamente para no âmbito de sua competência, contribuir com o conhecimento, a divulgação e o desenvolvimento da Cultura de Paz, através da poesia, da literatura e das artes – como elementos de expressão e promoção da Paz no Brasil e no mundo.


A Confraria Artistas e Poetas pela Paz tem como objetivo a produção e difusão da Cultura de Paz e se propõe a produzir obras artísticas e literárias engajadas na promoção da Cultura de Paz; estudar poesia, literatura e arte contemporânea, engajada na promoção da Cultura de Paz; estimular a divulgação e lançar suas produções literárias e artísticas; oportunizar intercâmbio pessoal, cultural e educacional entre artistas, poetas escritores e educadores do Brasil e apoiar e realizar exposições e saraus.


Assessoria de Comunicação
Fundação Pedro Calmon – SecultBA

RENATA RIMET
Renata Rimet é Bacharel em Administração de Empresas, Educadora Social, Chanceller Cultural do Movimento A Plêiade, integrante/organizadora do Projeto Fala Escritor (reunião de escritores independentes) e atualmente licenciada em Letras.

Paulistana de nascimento (São Paulo, 1970), reside em Salvador desde 1984, Renata Rimet

Publicou em 2009 o livro Um Pouquinho e várias participações em antologias e concursos como Prêmio Valdeck Almeida de Jesus, XXV Concurso Literário Internacional – edições AG, obtendo o décimo quinto lugar na categoria Poesia, fazendo parte da coletânea Casa Lembrada, Casa Perdida, Coletânea Cai da Tarde ed. AG 2009 – 6º lugar categoria Conto, 10º lugar categoria Poesia, Coletânea Cai da Tarde ed. AG 2009 dentre outros.

Blog Pessoal http://vicioemversos.blogspot.com


DEMÍDIO MACÊDO

Sou Deomídio Neves de Macêdo Neto, natural de Guanambi - BA, ator DRT nº 2274/2000, inscrito no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia. Administrador; pós-graduado em Desenvolvimento Regional pela FUNDACE – professores da USP. Desde o ano de 1993 participo do Grupo Artístico Bem-te-vi Guanambi, da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Diretora Cláudia Dinaali. Apresentamos varias Peças Teatrais, como: Corpo Estranho; A Revolta dos Brinquedos de Pedro Veiga e Pernambuco de Oliveira; Medeia (Lenda Grega a.C.); O Rapto das Cebolinhas de Maria Clara Machad; Deus Lhe Pague de Joracy Camargo e Qualquer gato vira lata tem uma vida sexual mais sadia que a nossa, de Juca de Oliveira. Duas delas foram apresentadas no Teatro Caetano Veloso em Salvador - BA, que foram: A Revolta dos Brinquedos e Medeia. Em Juazeiro – BA; apresentamos Medeia. Estou em cartaz com um monólogo: o velho Baltazar Santiago, 90 anos de idade

http://deomidiomacedo.blogspot.com/

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial