OATL - Oficial Academia Tijuquense de Letras - Cidade de Tijucas - Santa Catarina - Brasil - Presidente: Escritor Tonni Lima.


Você está na pagina de Membro Correspondente da OATL - Cidade de Salvador - Bahia - Brasil - Escritora Jornalista Lucymar Soares.


Nosso principal objetivo é o intercambio Cultural Literário entre os estados do Brasil e Internacional, Levando a língua Portuguesa de forma desmistificada na pluralidade de seu conteúdo cultural em intercambio com demais instituições literária e publico de forma geral


Apresentaremos aqui informações sobre diversos seguimentos culturais literários em nosso estado, bem como noticias e acontecimentos de mesmo teor dentro do estado da Bahia. Você também pode participar nos enviando sugestões, tirando duvidas e afins. e-mail para mce.lucymar.oatl@gmail.com







Membro Correspondente da Oficial Academia Tijuquense de Letras participa de Antologia



A poeta, jornalista e Membro Correspondente da Oatl, Lucymar Soares integra o conjunto de escritores da IV Antologia Alma Brasileira- Amor em Prosa e Versos, idealizado por Sandra Stablile, que reuniu na Livraria Saraiva MegaStore do Shopping Salvador no dia 19 de Junho na programação do Fala Escritor.
No evento, estiveram presentes, autografando grande parte dos autores, entre os quais as autoras Sandra Stabile e Ivone Alves SOL, Lucymar Soares e o autor Iraildo Dantas.



CASA CHEIA

A IV Antologia-Amor em Verso e Prosa foi prefaciada pelo Diretor da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande SP, Celso Corrêa de Freitas. Participação de autores de Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e de Portugal. Uma realização Projeto Alma Brasileira.
Os autores, entre um autógrafo e outro, foram presenteando os amigos presentes, e que eram muitos, com um show de declamação e leituras de poemas, dando o tom de festa, à Saraiva, em noite de sábado...

Fonte: http://www.salvadoracontece.com/2010/06/poesia-na-noite.html.
Informações: Almabrasileira1999@hotmail.com -

http://almabrasileirapoema.blogspot.com/

O CEPA COMEMORA 59 ANOS DE FUNDAÇÃO


O Cepa - Círculo de Estudo Pensamento e Ação comemora seus 59 anos com uma programação regada a poesia, música, literatura e, a palestra CEPA 59 anos - entidade educativa cultural , com o seu presidente e fundador, o professor Germano Machado. As comemorações são gratuitas e todos os baianos estão convidados a participar.
O aniversário também contará com a participação musical da Banda Pindorama; Marcos Brito; Iara Castro; Milena Bahia e Daniel Santana; Coral Esperanto da Bahia; Coral Cantare, Xavier Marques e Roberto de Paula. Na poesia Joanice Marques, Wesley Vinícius, entre outros.

O aniversário do Cepa será comemorado na Câmara Municipal de Salvador (Praça Tome de Souza - Centro, em frente ao Elevador Lacerda) Dia 16 de junho (quarta-feira), às 19h.
Entrada: Gratuita
Informações: (71) 3242-0502 /


O Cepa é uma instituição cultural que tem o objetivo de estimular e desenvolver atividades culturais, sociais e recreativas, como cursos, palestras, conferências, pesquisas, projeções de filmes, exposições culturais e atividades científicas, filosóficas, teológicas, de artes eruditas ou folclóricas. Também edita livros, jornais, revistas e outras publicações pertinentes a suas finalidades.
Entre ações do cepa, se destacam atividades filosóficas, teológicas, literárias, artísticas e de cunho educativo-cultural. A instituição está localiza na Rua Souto Dalva, 98 – Barbalho, onde aconteciam as atividades. Este ano, o Cepa mudou suas palestras que eram realizadas aos sábados, do Barbalho, para o Garcia, Faculdade 02 de Julho.



VALDECK ALMEIDA NO ENCONTRO COM O ESCRITOR

A Fundação Pedro Calmon e Secult – Secretaria de Cultura, juntamente com as Bibliotecas Públicas, promovem a cada mês um encontro com um escritor.
Participa do Projeto autores dos mais variados gêneros literários, para discorrer sobre suas carreiras literárias, mostrar suas obras e proporcionar o intercâmbio entre o escritor e os leitores.
Este mês, o projeto foi realizado na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Rio Vermelho, no dia 10 de junho (quinta-feira), às 15h, com o jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus. No encontro, ele apresentou suas obras.
O poeta abordou o fato de que o autor deve acreditar na literatura que realiza, investir, participa de debates, encontros, saraus recitais, lançamentos de livros, bienais, feiras de livros, participar de concursos, publicar na internet, publicar em antologias, enviar textos para sites e jornais, bem como tentar se aprimorar na língua portuguesa “e não desistir nunca", diz o convidado



A IMPORTÂNCIA DO ENCONTRO COM O ESCRITOR



“Diariamente estou na internet em busca de novidade. Precisamos buscar o que de novo está sendo proposto na área de literatura e mostrar a “cara”, porque se nós não divulgarmos o nosso trabalho, certamente, não seremos conhecidos”, disse Valdek.
De acordo com Almeida, o projeto “Encontro com o Escritor” é de suma importância para aproximar autor e leitor, bem como para dar oportunidade aos escritores de terem suas obras conhecidas, debatidas, lidas por baianos. “A Fundação Pedro Calmon está de parabéns”, declarou o poeta. “Através de iniciativas como esta, a produção literária baiana dá um passo à frente, encontra respaldo no Estado para ser difundida”, completou Valdeck.

VALDECK ALMEIDA DE JESUS
Jornalista, funcionário público, 43 anos, editor de livros e palestrante. Membro correspondente da Academia de Letras de Jequié e efetivo da União Brasileira de Escritores. Embaixador Universal da Paz. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros, e participa de mais de 60 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 600 poetas.

FÓRUM MAIS LIVRO MAIS LEITURA NA BAHIA

Acontece no dia 02 de junho no Centro de Convenções no Auditório Oxalá I e IV, o FÓRUM MAIS LIVRO E MAIS LEITURA NA BAHIA. A iniciativa é do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon.
O objetivo do fórum é unir governos e sociedade civil para cumprir um dos objetivos básicos do PNLL, que é “estimular a criação de planos estaduais e municipais”, através de apoio, capacitação e assessoria. O público alvo do fórum são os dirigentes municipais de cultura da Bahia, que atuam como secretários, coordenadores ou gestores de cultura nos municípios baianos.
“O livro e a leitura, como fontes de conhecimento e entretenimento, são ferramentas fundamentais para a educação, a transformação social e a construção da cidadania. É imprescindível, portanto, que estados e municípios se mobilizem no sentido de implementar políticas públicas em favor do livro e da leitura, de modo que transformemos o Brasil num país de leitores e rumo a um efetivo crescimento humano e social”, afirma Lúcia Carneiro, coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da FPC.


PROGRAMAÇÃO
02 Junho 2010

9h – 9h30 Abertura
José Castilho Neto
Secretário Executivo do PNLL
Fabiano dos Santos
Diretor do Livro, Leitura e Literatura do MinC
Márcio Meirelles
Secretário de Cultura do Estado da Bahia
Ubiratan Castro de Araújo
Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon
Osvaldo Barreto
Secretário de Educação do Estado da Bahia
Mediador: Luciano Damasceno –

Diretor de Economia da Cultura (SECULT)
Carlos Paiva – Superintendente de Promoção Cultural/Secult.

9h30 – 11h15 Painel: O Estado e a Sociedade
atuando no Desenvolvimento da Leitura no Brasil.
O PNLL e os programas do livro e leitura do MINC e MEC
Fabiano dos Santos
Diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC
Carlos Alberto Xavier
Assessor do Ministro de Estado de Educação
A construção e os resultados do PNLL
José Castilho Neto
Secretário Executivo do PNLL
A SECULT/FPC e os quatro eixos do PNLL: as principais ações da Bahia
Ubiratan Castro de Araújo
Diretor da Fundação Pedro Calmon
A Câmara Baiana do Livro: ações e projeções
Aurélio Schommer
Presidente da Câmara Bahiana do Livro
Mediadora: Lorena Coelho – Assessora de Economia da Cultura/Secult

11h15 – 12h: Debate

12h – 14h: Almoço


14h – 14h30:
Programação cultural – Opanijé (hiphop)

14h30 - 15h:
Encontro com o Escritor: Leitura, Educação e Cidadania: O poder transformador da Leitura
Carlos Ribeiro
Escritor e professor
Mediador: Emmanoel Mirdad – Jornalista IRDEB

15h00 – 15h30: Debate


15h30 – 16h15: Planos Municipais do Livro e Leitura – construindo municipios leitores – a importancia do PNLL para a cidade. Os fundamentos e a construção dos Planos do Livro e Leitura.
Maria Helena Signorelli
Coordenadora-Geral de Economia do Livro
Luciana do Vale
Assessora da Secretaria-Executiva do PNLL

16h15 – 16h45 – Programação cultural - Contação de Histórias
Betty Coelho
Escritora e professora

16h45 – 17h00: Intervalo

17h00 – 17h30: O Programa O Livro e a Leitura nos Estados e Municípios - Estratégias e ferramentas para a formulação e a implantação do PNLL:
- O Guia para a elaboração e a implantação do PMLL – o passo a passo.
- O Portal “Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios” .
- Capacitação a distância (EAD) para o desenvolvimento do PMLL.
Zoara Failla
Gerente de Projeto do Instituto Pró-Livro.

17h30 – 18h00: Debate

http://www.fpc.ba.gov.br/node/323
Mais informações: (71) 316-6918

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial